Minicurso: Introdução à Plataforma Vicon SAGA 30/04/2017

quinta-feira, 23 de março de 2017

MiniCurso: Introdução à Plataforma Vicon SAGA

Professor Tiago Badre Marino (UFRRJ)

Professor Adjunto do Departamento de Geociências da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), colaborador do Laboratório de Geoprocessamento Aplicado da UFRuralRJ e colaborador do Laboratório de Geoprocessamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Centro de Apoio Científico a Desastres (CENACID/UFPR), representante brasileiro da ONU para atendimento a desastres ambientais na América, treinando membros desta entidade e operando diretamente em campo em coleta, organização, análise e publicação de dados durante a fase de resposta a desastres ambientais. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (2008). Especialização em Engenharia de Redes e Sistemas de Comunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL (2008). Doutorado em Informática pelo Programa da Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGI/UFRJ) - Rio de Janeiro - Brasil (2015), com estágio de doutorado no grupo Social Software (SoSo) - Digital Enterprise Research Institute (DERI) - Galway - República da Irlanda (2013/2014)

Apresentação do Curso

A coleta de dados cada vez mais numerosos e diversificados traz à tona o problema de se apresentarem esses registros de ocorrência sob várias formas numéricas, textuais, figurativas (mapas rudimentares e fotos, inclusive) e serem aportadas ao sistema por diferentes mídias. Torna-se necessário criar os meios de organizá-los, tratá-los e apresentá-los em seus contextos taxonômico e territorial, para se obter um conhecimento coordenado da realidade, ou seja, transformar os dados em informação geoincluída. Concebido há mais de uma década o Vicon – Vigilância e Controle, uma iniciativa 100% nacional e livre de custos, vem sendo desenvolvido e aprimorado constantemente pelo Laboratório de Geoprocessamento da UFRJ – LAGEOP/UFRJ em parceria com o Laboratório de Geoprocessamento Aplicado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. No ano 2000 o sistema é criado, em sua primeira versão standalone, com a finalidade de retratar quaisquer eventos e entidades de um ambiente em uma base de dados georreferenciada. Diferenciava-se das demais aplicações existentes por sua flexibilidade na elabaração de formulários, o que também o tornava customizável a qualquer grupo de trabalho. O sistema também contemplava suporte a inserção de conteúdo multimídia, como fotos e vídeos, e quaisquer arquivos digitais relacionados ao fenômeno retratado. O sistema logo despertou o interesse das mais diferenciadas necessidades de aplicação. Desde a espacialização de recursos hídricos pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro à análise espacial dos casos de dengue, além do apoio na gestão de informações em ambientes de desastres, tendo, neste último caso, apoiado em dezenas de missões de apoio a desastres ocorridos no país e também de âmbito internacional (www.viconsaga.com.br)

Dia: 30/03/2017

Duração: 4 horas

Máximo Participantes: 10 alunos

Local: PPEC (8º andar da Escola Politécnica da UFBA, Federação Salvador)

Ementa:

- Introdução à Plataforma Vicon SAGA

- Exemplos de Aplicações

- Criação de projeto na Plataforma Web

- Modelagem de formulários para registros de dados (no contexto de análises de Riscos)

- Operações administrativas do projeto (permissões, customização, gerência de usuários)

- Instalação do app Vicon Mobile (Android)

- Criação de registro a partir do dispositivo móvel

- Consulta no dispositivo e na plataforma web

- Elaboração de consultas com filtros

- Exportação dos dados sob distintos formatos: mapas, planilhas, Google Earth

- Conexão direta dos dados na plataforma QGIS via protocolo WFS

(caso haja tempo)  - Introdução à ferramenta para análise de Qualidade de Vida a partir do Censo IBGE

Para inscrever-se copie ou clique no link ao lado: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfHuV5scMUOki3Vh6Nfej7jXcW5PJ6cQPlfj8zfsScmLvVTxA/viewform