Curso de Georreferenciamento de Imóveis Rurais e certificação no SIGEF - 27/10/2017 - 8h em parceria com a Datum Engenharia Jr

terça-feira, 08 de agosto de 2017

Curso de Extensão em Georreferenciamento de Imóveis Rurais e certificação no SIGEF

Com a Profª. MSc. Mirele Viegas, Engenheira Cartógrafa, Servidora do INCRA e Professora do DETG da UFBA.

Curso de 8h de duração - dia 27/10 - das 8h às 18h

R$200,00 para profissionais e R$100,00 para estudantes

As inscrições serão realizadas na Datum Eng Jr no 5ª andar da Escola Politécnica da UFBA a partir do dia 21/08 - das 14h-17h - serão aceitos cartões de crédito

Faça sua pré-inscrição

EMENTA DO CURSO

Seção 1: Georreferenciamento, Legislação e Normativos do INCRA

1.1 Introdução, etapas do georreferenciamento, prazos do georreferenciamento, legislação do georreferenciamento e Histórico da certificação

1.2 Principais Mudanças dos Normativos e procedimentos da certificação

1.3 3ª Edição da NTGIR, Manuais Técnicos

1.4 Manual Técnico de Limites e Confrontações

1.5 Manual Técnico de Posicionamento

1.6 Manual de Gestão da certificação

Seção 2: Credenciamento de Profissionais

2.1 Profissionais Habilitados

2.2 Como se credenciar

Seção 3: Documentação necessária para o georreferenciamento e certificação

3.1 Certidões, CCIR, Guarda dos insumos

Seção 4: O Sistema de Gestão Fundiária – SIGEF

4.1 Apresentação do SIGEF: Acesso Público – conhecendo o site

4.1.1 Verificação de imóveis certificados

4.2 Manual do SIGEF

Seção 5: Confecção da Planilha ODS e prática no SIGEF

5.1 Preenchimento e Validação da Planilha ODS

5.2 Acesso ao SIGEF com Certificado Digital via Token ou Cartão Inteligente

5.3 Requerimentos no SIGEF: Certificação, Análise de Sobreposição, Cancelamento, Retificação, Registro - procedimentos

5.4 Download de memorial e planta certificados e preparar o memorial digital para o cartório

Seção 6: Dúvidas Frequentes

6.1 Download da geometria de imóveis certificados e georreferenciados

6.2 Utilização do i3GEO e do QuantumGIS para conferência de sobreposição

6.3  Utilização dos vértices virtuais

6.5 CCIR com problemas – o que fazer?

6.6 Incra faz audiência sobre georreferenciamento de imóveis rurais – documentos a serem enviados

6.7 Consulta parcelas SNCI

6.6 Considerações finais – Atualização dos Normativos e Sistema